Agenda 2011


Olá gurias,
Já está chegando o final do ano e provavelmente você já esteja pensando em comprar uma agenda nova, não é mesmo ?
Trago á vocês um passo a passo ensinando a fazer uma agenda fofa pra você anotar tudo o que você acha importante.

Vamos ao passo a passo.


Você irá precisar de:

- Papel de Scrapbooking (ou qualquer outro tipo de papel decorado)
- Papel Reciclado (Papelão)
- Cola líquida
- Tesoura ou estilete
- Base de corte (a régua, o lâpis e a tesoura substitui)
- Pincel (de cerdas macias)

Passo a passo:

1- Escolhi este papel porque a frente e o verso são lindos. Iremos usar o verso (bolinhas) na contracapa e a frente da agenda terá predominância da frente do papel, com detalhes do papel de bolinha do verso.



2- Vamos começar pela contracapa. Posicione o papelão exatamente como mostra a figura e marque 1,5 cm a mais de cada lado. Esta medida é importante para a sua encadernação sair perfeita. O papel está posicionado assim pois iremos forrá-lo de forma que só as bolinhas fiquem aparentes. Feito isto, corte o papel.



3- Com o pincel, passe uma camada generosa de cola no papelão, cuidando para que nenhum pedaço fique sem cobertura, evitando a formação de bolhas.


4- Aplique o papel, deixando bem esticadinho e sem bolhas. Use uma dobradeira para alisar bem o papel.Corte os quatro cantos do papel. Se tiver, use um corta-cantos para sua encadernação ficar perfeita.


5- Cole as abas, começando pelas abas maiores. Vinque bem com a ajuda da dobradeira.


6- Finalizado o processo, a contracapa terá esta aparência.


7- Agora vamos fazer a capa. Utilizaremos o que restou do papel, tomando cuidado para que as flores da frente não sejam utilizadas agora. Como não irei forrar toda a capa com o lado amarelo do papel, observe que deixei 2cm sem papel. Veja a imagem. Não esqueça de deixar a mais 1,5cm de cada lado.


8- Agora vamos utilizar um pedaço de outra cor do papel. Não esqueça novamente de deixar 1,5cm a mais.


(A borda superior deste pedaço de papel que usei está enfeitada com babadinho de papel feito em furador. Se você não tiver um furador de borda não tem problema. Use liso mesmo que vai ficar lindo! )

9- Cole sobre o papelão esse papel que você cortou. Veja como está ficando a capa.


10- Corte os cantos e cole as bordas para dentro como fizemos com a contracapa.


11- Pronto, já temos as frentes da capa e contracapa encapadas. Agora cole parte de dentro das duas capas um pedaço de papel liso para fechar o espaço livre que ainda restou no papelão. Eu usei um retalho de papel pink, como mostra a foto abaixo:


12- E o resultado final foi este aqui:


13- A capa e a contracapa estão prontas. Irei decorar somente depois de encadernar, para facilitar a entrada das capas na encadernadora e não danificar os enfeites.


14- A encadernação eu fiz comBind-It-All. Se você não tiver esta encadernadora, pode mandar colocar a espiral numa copiadora e só depois desta parte decorar a capa.




15- A agenda está encadernada, vamos a decoração. (Deixo aqui só uma dica importante, que é deixar o lado mais fino do wire-o virado para a máquina. Isso garante que ela fique bem redondinha na hora de apertar.)


16- Utilizaremos agora aquela parte do papel onde temos as flores.


17- Com o estilete ou tesoura, recorte cada uma das flores.


18- Coloque um pedaço de fita de espuma em cada uma das flores, e cole na capa da agenda na posição que preferir. Sua agenda está pronta! Você pode decorar com outros itens, colocar o ano com alfabetos, enfeitar com felto adesivado.....a partir daqui você inventa o que sua imaginação permitir. Na minha, eu utilizei um retalhinho de papel e alfabeto Thickers para escrever o ano.
19- Está pronta a agenda.



[Créditos: Louca por scrap]

2 comentários:

  1. E mto gostoso receber um trabalho feito com tanto carinho neh? adoro ver as pessoas usando a capacidade da criação...parabens...deixo um selinho de presente pra vc...bjsss

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog! Além de gostar de criar minhas coisinhas, nunca mais fiz uma surpresinha pro meu amor... gostei muito mesmo, tô seguindo de volta! :)

    Vou tentar fazer a agenda, nem é difícil quanto pensei.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Um blog inspirado nos noivinhos mais apaixonados: Menarle & Aline. Muito obrigada pela sua visita, comente, compartilhe, Use&Abuse!

Top 10 (:

Seguidores