10 mandamentos do namoro cristão

1. Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.
Eu sei que é difícil hoje em dia construir um namoro que vá além de uma "ficada", e que dure até o casamento, muitas vezes o menino mesmo não quer, ou você tem medo de encarar um compromisso sério, mas lembre-se que se você entregar seu namoro a Deus, ele proverá tudo, e quando isso se tornar um casamento, vai ser porque deve ser! Você não é obrigada a casar com o menino, mas se o namoro for bem-estruturado, e vocês se amarem muito, um dia, no futuro, isso pode se tornar um casamento ungido e feliz!

2. Não se prenda em um jugo desigual (II Co 6:14-18):
iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado. E atenção: mesmo pessoas que freqüentam igrejas evangélicas podem não ser verdadeiros convertidos ou não levarem o relacionamento com Deus a sério.
Mas também tem um caso ao qual você deve prestar atenção: mesmo ele sendo julgo desigual, antes mesmo do namoro acontecer, ou até mesmo durante o namoro, você pode evangelizá-lo de verdade, mas lembre-se do 1º mandamento - se você não gosta dele, é melhor não usar o namoro para evangelizar!

3. Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento.
Lembre-se de se guardar, e de impor o respeito próprio! E uma coisa, que apesar de parecer careta, e chata de ouvir, é muito importante: você, que é jovem ou adolescente, é muito jovem para sexo e carícias que cheguem à intimidade...! Antes do casamento, limite-se aos beijos, mãos dadas, e namoro sempre público!4. Diga não ao sexo: Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si um compromisso permanente. É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento; fora dele é impureza.
Eu compreendo que é bem difícil não chegar à intimidade com o seu namorado, mas é importante se guardar sempre! Procurem estar sempre em lugares públicos, e com pessoas conhecidas por perto! Caso pareça que vai se tornar inevitável, se afastem por um momento, ou tentem se entreter com algo diferente!5. Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.
O namoro não é só beijar, sem uma conversa, o namoro se torna vão, e quebra o 1º mandamento, afinal, o que é um compromisso sem um diálogo, sem uma intimidade espiritual e pessoal?6. Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento.
Tem algo mais apaixonante que receber flores no seu aniversário, chocolate no dia dos namorados, e essas coisinhas de novelas antigas? É súper importante cultivar isso!
E não é mico nenhum conversar sobre isso com o namorado! Diga pra ele o tipo de presente que você mais gosta, dê um toque de que você gosta de receber esse tipo de presentes!
Que garota não se derrete toda com esse tipo de coisas?? E mais, algo que eu acredito ser ainda mais importante, é o cavalheirismo, se o seu namorado não é cavalheiro, dê um toque nele! O namoro vai ser ainda mais feliz!
7. Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito é falta de amor.
Sabe quando ele insiste em falar aquelas coisas que você não gosta, fazer piadas de mal-gosto com você, etc? Isso é desrespeito!
E só porque você é a menina da relação, também não te dá o direito de fazer esse tipo de coisa com ele!
Tenha dó! Falta de respeito faz do relacionamento um lixo, cá entre nós!8. Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.
Como eu disse no 1º mandamento, o namoro é um compromisso sério, então, é imprescindível que seja mantida a fidelidade!

9. Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los.
E mais, assumir o relacionamento também facilita muito as coisas! Como você pode receber presentes, namorar em público, cultivar um namoro sério, sem que ninguém saiba, sem que ninguém possa perceber??
Enganar as pessoas é algo terrível! Faz de você uma menina falsa, em quem ninguém pode confiar!10. Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro.
Não adianta seguir todos os passos do namoro e não ter Deus ali!
Você não pode ser cristã só até ele tocar a campainha! Nunca deixe Deus de lado!

E o mais importante:
Deixe Deus orientar e consolidar seu namoro. Viva integralmente as bênçãos que Deus tem para você através do namoro. E seja feliz.

Um comentário:

  1. Falou! lindo msmo esse post!
    bjos, que o Senhor te capacite ainda mais
    !

    ResponderExcluir

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Um blog inspirado nos noivinhos mais apaixonados: Menarle & Aline. Muito obrigada pela sua visita, comente, compartilhe, Use&Abuse!

Search

Carregando...

Top 10 (:

Seguidores